Kilos Naufragados

LilySlim Weight loss tickers

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Contando um pouco da minha história

E aqui estou eu, pela enésima vez, começando mais um blog! rs
Desde meus 15 anos, tenho feito uns e tem sido algo muito bom: conhecer pessoas incríveis é a parte mais especial.
Este, tem um caráter mais desafiador, pois pela primeira vez, tenho o intuito de falar e fazer coisas importantes , que irão me ajudar e podem fazer o mesmo à alguém.

A idéia surgiu com a indicação da minha "mara" psicóloga Maria Helena.
Sim! Como você já deve ter visto por aí, este é mais um na blogsfera de alguém que realizou gastroplastia e quer dividir com o mundo seus ganhos!!!
Em minhas sessões pré-operatórias, Maria Helena sugeriu que eu buscasse escrever sobre a gastro, a fim de ajudar outros que estão passando pelas mesmas angústias, medos e anseios que eu, bem como conhecer pessoas com mesmos históricos ou aprender com erros alheios; portanto, aqui estou eu!

A intenção de realizar uma cirurgia, até pouco tempo, era algo que ia contra meus princípios! 
Desde uns 9/10 anos, eu luto com a balança. Algumas épocas com mais afinco, outras nem tanto.
Já tentei a dieta do arroz, do carboidrado, da lua, do chá de num sei o que, da fotossíntese, remédios, reeducação alimentar...etc...se for ficar enumerando aqui, sabem que podemos passar dias listando as dietas sem sucesso né?
Em conversa com uma colega gastroplastizada no ano passado, eu afirmei que só faria essa cirurgia se fosse caso de vida ou morte, afinal, hoje estou fora do peso porque amo comer! 
Eu dizia que é um absurdo realizar uma mutilação tão grande dessas, passar por tantas privações (esta colega passa muitoooo mal, devido a síndrome de dumping =  http://www.exgordo.com.br/noticias/dumping.htm) , apenas por estética!

Desde agosto, eu estou em acompanhamento com endocrinologista e a base de moderadores de apetite, antidepressivos, ansiolíticos, diuréticos e etc + reeducação alimentar, venho tendo resultados, porém a passos lentos, portanto, esse negócio de cirurgia não era pra mim!
Eu pensava: "Ah! Consigo fazer muitas coisas, sou extremamente ativa, consigo comprar roupas, passo na catraca do ônibus ainda, pra que me preocupar com isso??? Eu não preciso fazer cirurgia, não sou tãoooooo gorda assim (me vinha à cabeça as imagens das pessoas que sofrem anos nas filas, para conseguir operar pelo SUS, ou daquelas que mal levantam da cama)"
Sou enfermeira, e por incrível que pareça, mooooorro de medo de hospital, portanto, mil pontos contra a cirurgia.

Pois é, o mundo dá muitas voltas e nos surpreende com um chute nas nádegas!!!! =D
Dia 02/11/2011, eu passei a noite sem dormir, e na madrugada, diante de muita dor, meu noivo me acompanhou ao pronto socorro. Fui medicada com doses cavalares e nada melhorava a dor. Fiz ultrassonografia e o que ganhei? COLELITÍASE! Metroros na Vesícula, sim pois as minhas, de pedra, já passaram há muito tempo!
Depois de mais exames complementares, apesar da importância, não havia necessidade de realizar a Colecistectomia com urgência, portanto fui encaminhada há uma avaliação com um gastroenterologista.
Enquanto aguardava para a consulta disse ao meu noivo: "Quer apostar quanto que ele vai falar sobre fazer a cirurgia bariátrica" ???
Depois de ter passado parte da madrugada acordado comigo no hospital, meu noivo dormiu na sala de espera e acabei ficando com dó de acordá-lo, portanto entrei sozinha na consulta. Estava muito apreensiva, a médica do PS já havia sido categórica:" vamos operar!!!" 
Eu cheguei a pensar em continuar tendo as crises de dor ( que já foram umas 3/4 desde então, com a última em pleno 34/12!!!), mas felizmente, superei meu medo.

Dr. Renato Cajoto foi um doce. Nunca vi tanta serenidade, confiança e segurança em uma só pessoa. Paciente que só ele, examinou-me, explicou detalhadamente todo o processo da colecistectomia até que, dito e feito a gloriosa pergunta: "Você já pensou em fazer cirurgia bariátrica"?
Mais que rápido, eu respondi não, jamais! Imagina que eu faria uma coisa dessas comigo, uma mutilação, sem contar meu medo de hospital....durante a conversa, falamos sobre o uso dos medicamentos para emagrecer, até que ele me arrebentou dizendo: "E o uso de tantos medicamentos que você faz (são 8), não é uma agressão ao seu corpo?"
Eu nunca havia parado para pensar nisso! Fiquei chocada...rs

Ele me convidou a uma reflexão profunda sobre onde eu estou e onde chegarei se continuar percorrendo esta estrada.
 ***
Em fevereiro/2011, num exame de rotina pela empresa, fui alertada quanto a possibilidade de ser hipertensa. Peraí, 27 anos e tomando remédios para controlar a pressão???? 
Fiquei com medo, busquei por um cardiologista, fiz exames e Dr. Renato (também) disse que se em 6 meses / 1 ano, eu não emagrecesse, com certeza entraríamos com terapia medicamentosa. No momento, o tratamento podia ser não medicamentoso: exercício físico!
Que hora eu ia fazer isso, tenho 3 empregos!!! Inviável...vou cuidar da alimentação e ver no que dá, pensei.
No retorno em dezembro, para avaliar o risco cirúrgico, ele ficou muito satisfeito com minha decisão.

Em agosto/11, tive uma hemorragia horrorenda, cerca de 32 dias sangrando, meus hormônios muito bagunçados, fazendo uso de um anticoncepcional com tecnologia ultrapassada...la vou à ginecologista.
Em conversa, havia comentado quanto ao meu grande desejo em engravidar e ela disse que no momento eu não poderia nem sonhar com essa possibilidade, diante dos risco que há da gravidez de uma obesa. 
Dra. Iracema, gentilmente indicou que eu buscasse por um gastro, conversasse a respeito da cirurgia, que poderia me ajudar muito a realizar meu desejo de maneira saudável, me traria mais controle hormonal e principalmente equilíbrio, de modo geral.
***
Ao sair da consulta com o Dr. Renato (gasto), estas situações começaram a povoar meus pensamentos e eu pensava "não vou tomar mais remédios e nem desenvolver mais doenças!" Sim, a obesidade é uma doença (demorei a admitir isso também)!


Discuti com meu noivo e meus pais, expliquei tudo em detalhes como Dr. Renato havia indicado: a priori, deveria fazer a Scorpinaro, mas eu estava resistente, diante dos problemas de absorção de nutrientes, "dumping", etc... 
Apesar desta ser a técnica geralmente mais escolhida, devido ao bom resultado pós-cirúrgico, chegamos a conclusão que esta, não seria a cirurgia mais adequada aos meus "medos"...rsrs.
Decidimos então que farei a Gastrectomia Vertical, após o fim de um mês que ele me concedeu, para que eu avaliasse a realização da cirurgia.

Então, dei início ao acompanhamento com a psicóloga. Esse acompanhamento é fundamental para o sucesso psicológico pós cirúrgico. 
Infelizmente nós, brasileiros, temos a tendência de achar que acompanhamento psicológico é para doidos, ou pessoas problemáticas. NÃO! 
Sem estigmas, esse profissional nos ajudam a lidar com nossos tabus, nossos desejos, nos fazem mexer naquela feridinha que estava até então adormecida, mas para trabalhá-la e principalmente para que possamos ser felizes, sem bloqueios.
Nunca achei que eu precisasse de psico, mas tem sido muito bom conhecer-me mais, trabalhar minhas neuras ou limitações e principalmente preparar essa cabecinha para um novo corpo.

Fica uma pergunta: Você acredita que será uma outra pessoa, ou tornou-se outra após a cirurgia?
Eu, particularmente, acho que haverão diversas mudanças, mas desejo manter minha essencia. Temos trabalhado muito que o corpo, se transforma, mas a cabeça apenas fica melhor! rsrsrs

Com as cartinhas da psicóloga, cardiologista, endocrinologista, exames em mãos, retornei à consulta, crente que já agendaríamos para dezembro/2011,  porém estava com H. pylori!
Pronto, essa notícia foi uma bomba pra mim! Tivemos que adiar a cirurgia para que eu pudesse realizar o tratamento.
Em 2 dias acabo, porém já agendamos a cirurgia para 24/01/2011...pois é, faltam apenas 15 dias!

O tempo tem voado! Por este motivo, dou início hoje a este blog, para ajudar-me a refletir e principalmente controlar minha ansiedade, que está começando a aparecer...rs


Mudando um pouco de assunto, e para finalizar o confessionário de hoje: Por que este nome de blog: BORBOLETAS NO ESTÔMAGO JÓI?


Bem, borboletas sempre tiveram um significado muito especial em minha vida, diante das mudanças que passamos e nada mais específico para o momento não? Sem contar que este, é o símbolo dos gastrectomizados! 
Ahhhh, e tenho uma tatuada!

Borboletas no estômago, é uma expressão usada para definir um sentimento engraçado que algumas pessoas tem quando estão apaixonadas, ansiosas, nervosas ou com medo. Isso é bom. Faz-nos sentir vivos. 


É assim que me sinto hoje!


E Jói, pelo óbvio (de Jóice) e maneira carinhosa que pessoas queridas se referem à mim. rsrs

Até mais,













8 comentários:

  1. olá tudo bem?
    esse medo com a cirurgia é normal, eu tb fiquei com medo entrei no centro cirurgico chorando...rs
    Hoje faço 3 meses e estou ótima, vejo que foi a melhor coisa que eu fiz.
    Não adianta eu falar para vc todas as mudanças maravilhosas que ocorrem, nós precisamos parassar por elas para acreditar.
    O primeiro mês foi o pior, achei que não teria mais vida social e hj vejo que não é assim.
    Boa sorte na sua cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a vida social, será algo interessante para trabalhar...as comilanças e encontros, ocorrem em minha casa! rsrsrs

      Excluir
  2. Olá JóiJói! Adorei seu comentário, obrigada pelo carinho! - Desejo boas vindas a nossa Luta nessa metamorfose que passaremos : D

    Beijos a mais nova borboleta!
    Jú!

    ResponderExcluir
  3. Ola querida,obrigada pela visita...
    Li toda tua história...
    Eu tambem não era das mais fãs da cirurgia,mas cheguei a um ponto que eu operava ou deixava de viver...
    Operei e estou muitoooooo feliz e satisfeita...
    Eu não senti nada...Nem dores,nem enjoos,nem fraqueza...
    Espero que sua recuperação seja tão boa quanto foi a minha...
    Qualquer duvida ou se eu simplesmente puder te ajudar em alguma coisa,não te acanha e prende o grito...
    bjs kaka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos bons desejos!
      Vc já está ajudando bastante, monstrando suas experiências...rs

      Excluir
  4. Oi JóiJói! :D Vim agradecer a visitinha. Espero que tenha gostado do blog, se tiver sugestões é só mandar para: julianapogorzelki2005@hotmail.com!

    beijos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Nos demoramos a criar coragem...
    Dói reconhecer que sozinha não conseguimos...
    E decidir operar é admitir que precisamos de ajuda para controlar a obesidade.
    Mas, que bom que você tb tomou coragem!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Firme e forte!
      Agora, com a proximidade, um pouco apreensiva, mas tô contente com a decisão.
      Obrigada pela visita.

      Bjo.

      Ahhh! Te linkei aqui, td bem?

      Excluir

Seu pitaco é bem vindo!!!
Obrigada.