Kilos Naufragados

LilySlim Weight loss tickers

sábado, 28 de janeiro de 2012

Dieta no pós operatório...

Acho que num fui muito clara no post anterior, e a querida mais nova gravidinha do pedaço Rapha ficou com dpuvidas quanto a minha cirurgia!rsrsrs
Eu fiz a gastrectomia vertical, sleeve e quando me referi a comer, é apenas pela força do hábito, visto que agora só escuto essa " Já está na hora de você comer!"...

Quem diria heim? As pessoas mandando eu comer + e +! Uhauhauahuaha
Tempo de mudanças!

O meu comer, se restringe em consumir, a cada 20 minutinhos líquidos!

Enquanto eu estiver acordada, devo seguir essa rotina durante o dia todo, tentando chegar aos 2/3 litros!!!
*post interrompido para mais um "lanchinho", rsrsrs.

Então, o que a nutri e o médico liberaram para eu "comer" nestes 15 dias de pós operatório????

Recomendações gerais:
* Beba sempre em pequenos goles.
* Não use canudos.
* Pare de beber se sentir satisfeito ou se estiver com dor e desconforto gástrico.

Não utilizar:
refrigerantes, água com gás, café, bebidas alcoólicas e não coloque açúcar nos liquidos.

* Preferir sempre o adoçante a base de sucralose.

* Sucos naturais:macã, pêssego, maracujá, laranja lima (ela disse que tem nutris que liberam aqueles Clight, mas ela não quer que eu use).

* Chás:erva doce, erva cidreira, camomila, hortelã.

* Caldos
Peito de frango sem pele
Músculo ou coxão duro
Legumes: cenoura, vagem, chuchu, mandioquinha, cará (não sei que legume é esse, rs), mandioca, batata ...
Condimentos: salsa, salsinha, cebolinha, alho ,cebola, salsão (à vontade, porém, para temperar/refogar, devo usar o óleo de canola).

* Água de coco (de preferência do próprio coco).

* Sorvete tipo picolé: limao, abacaxi (ela recomendou apenas em caso extremo de calor, porém para quem não é de SP, há dias estamos em meio às àguas, aqui só choveeeeeeeee!!!! Ah, e está frio também!)

* Leite ou iogurte desnatado (odeio leite e derivados, estou me forçando mesmo, por causa da proteína).

* Gelatina dietética (sobremesa, uhul!).

* Gatorade.

Devo fazer uso de cada líquido por 1h e ir intercalando durante o dia; respeitar o horário do "almoço/jantar" com os caldinhos, sem bater no liquidificador, apenas peneirado, para ficar só a "àgua"
mesmo.

Ahhh! De gastos com gatorade, gelatina, carnes, iogurte, foram R$ 30,00.

Acho interessante postar a respeito dos gastos que venho tendo, não porque sou mão de vaca, ou preocupada com isso (afinal, estou cuidando do meu bem mais precioso, a minha SAÙDE!), mas antes de operar, eu gostaria de ter tido uma idéia quanto a isso, portanto, para quem está se preparando, espero poder ajudar!
*post interrompido para mais um "lanchinho", rsrsrs.


Na minha casa, às sextas-feiras e sábados, são dias de reuniões, ou seja: meu pai faz uma coisa super engordante e deliciosa, a gente come, ri e se diverte!
Ontem foi minha primeira sexta: cachorro quente!!!! Adoroooo(ava)! Participei da reunião sim, porque não? 
Em momento algum senti fome! Consegui me conter, sem vontade de pegar um mínimo caldinho da salsicha...Estou surpresa com minha cabeça.
Na hora, ainda tomei meu super delicioso caldinho de carne, batata e chuchu, preparado com todo carinho por papai! 
150mls e eu fiquei estufadona! Tive que esperar 1 "refeição", para conseguir comer a gelatina de sobremesa.
Volto a repetir, para as pessoas que estão pensando em fazer a cirurgia, isso é muito mais que um processo "corporal"! 

Quando a cabeça está bem, o corpo consegue responder da melhor maneira à este período de adaptação.

A minha psico, está fazendo um trabalho mara!!!!
Falando nisso, achei um site Super Interessante, onde a psicóloga fala sobre esse processo de trabalhar a cabeça, e termos sucesso nessa cirurgia. 

Falando sobre perda de peso, várias blogueiras sempre colocam uma tabelinha, para que possamos avaliar como está sendo e como deveria estar a perda de peso, eu não podia deixar de fazer a minha né?
Mas infelizmente, nem baixei, pois até o momento, não posso ter valores reais da cirurgia. Por exemplo, na segunda, 23/01/2012, na nutricionista, eu estava com 135,200 kg. 
Ontem, na primeira pesagem (o gastro pediu para que eu fizesse um controle a cada 3 dias), eu estava com 136,000 kg!
Pensei em me preocupar, afinal, eu estou fazendo tudo a risca, conforme as orientações... mas aí pensei: estou inchadíssima (quer dizer, já bem melhor), meu abdome está um pouco deformado...rs. E teve todo aquele monte de soro que foi infundido na internação!!!!!
Vocês tiveram esse tipo de "probleminha" também?
Você também pode fazer a sua, se ainda não tem, AQUI

Aproveitando o assunto sobre emagrecimento, uma super dica que a querida Paloma deu, foi sobre um livro que já comecei a ler... 
Aproveitem para conhecer o blog dela, quem ainda não o fez e lá tem um link de onde baixar o libro na íntegra!!!!!
*post interrompido para mais um "lanchinho", rsrsrs.

Sozinha: o noivo precisou sair, tínhamos um compromisso e ele foi representar-nos... Minha mãe está no trabalho, porém já chegando e meu pai, está em mais um evento...hoje ele foi fazer uma feijoada! rsrs

Estou tranquila, pois como venho evoluindo sem intercorrências, não achei que em uma hora, aconteceria algo de errado...

Hoje já fiz minha primeira caminhada (o gastro liberou caminhadas leves, de até 30 minutos se eu aguentar!); foram apenas 20 minutos, em companhia do noivo, com uso de cinta abdominal e meias compressivas (só estou tirando para dormir, confome indicação).

Agora à noite, fazer a fisioterapia, e vamos que vamos!

Lavar uma loucinha alí, porque me mata ficar só de repouso!!!!

Bom final de semana....

8 comentários:

  1. Oi Joí! è verdade vc tem toda a rasão o novo nos assusta um pouco!!! Mais vamos seguindo em frente... Já somos vitoriosas!!! To me adicionando ao seu blog. Vê se aparece!!!
    http://claudinhacomecando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDA, EU HAVIA TENTADO COMENTAR ANTES, MAS DEU PAU, ME DÁ UMA RAIVA QDO ISSO ACONTECE, MAS FINALMENTE HJ TO CONSEGUINDO COMENTAR.
    QUE BOM Q DEU E ESTÁ TUDO DANDO CERTO, FICO FELIZ POR VC, E QUE BOM Q ESTÁS CONTANDO TIM TIM POR TIM TIM, EU PELO MENOS Q ESTOU NA FASE PRÉ OPERATÓRIO, SEMPRE FICO ANSIOSA PRA SABER COMO FOI, E O MELHOR COMO ESTÁ SENDO ESSA EVOLUÇÃO, É MUITO BOM SABER TIM TIM POR TIM TIM...
    BJS LINDA , E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA PRA VC...

    ResponderExcluir
  3. Oi Jói! Sobre esse leve aumento no peso, eu não tive, mas várias pessoas me relataram que há esse inchaço de até 2 kgs no hospital, principalmente quando a cirurgia é por vídeo e injetam aquele gás! rsrsrs A minha foi aberta, acho que por isso não inchei...mas logo logo vc vai se livrar desse e dos demais kilos! rsrsrs Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi linda amei o post, super esclaredor e realista , tambem acho valido relatar que nem tudo sao flores, mais vale a pena. Obrigada pelo carinho, beijos e estamos nessa luta, anciosa para no fim do ano fazer antes e depois das gurias, ui .

    ResponderExcluir
  5. ta super bem em lindona!!!
    essa faze agente fica muita retenção de liquido de tanto soro eu fico assim ate hoje na epoca mestrual aff fico com barriga de gravida mão pés nariz tudo incha é um horror!!! hehehe... obrigado por esta sempre no meu cantinho adooro sua visita bjo...

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jói! Obrigada pela mensagem no meu blog... vejo que fez a cirurgia recentemente, né? Eu já estou com 1 ano e 3 meses de operada, mas me lembro muitíssimo dessa fase líquida... o bom é que, assim como tudo na vida, passa! Boa sorte pra vc aí! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Jói vim retribuir a visita,e já peguei como dicas algumas coisas do seu post da cirurgia e da dieta da nutricionista!Já estou te seguindo,tb!
    Então conforme vc me perguntou,ainda preciso sim,da medicina preventiva para depois fazer a cirurgia.Na medida do possível estou calma..Até pq meus médicos(cardio,vascular e endócrino) me indicaram a cirurgia e me deram carta de recomendação.Já passei com meu cirurgião,e ele tb deu a carta de recomendação,pois meu IMC é de 43..E fora o colesterol,triglicérides,PA,E ETC!Então acredito eu,que eles não vão barrar a cirurgia,né?!
    Enfim,vamos esperar,né?!Um beijo e força aí...

    ResponderExcluir
  8. Jói do céu! Que bom ler suas palavras, pois você esta super bem! Também vou fazer a sleeve. Achei interessante vc postar os valores, já que não temos a menor noção de quanto iremos gastar! Beijos e fica com Deus linda!

    ResponderExcluir

Seu pitaco é bem vindo!!!
Obrigada.