Kilos Naufragados

LilySlim Weight loss tickers

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Suplementar ou não, eis a questão ...

Oi meninas...
Ontem aqui no blog, eu postei a respeito de minha consulta com a nutri, onde ela me liberou para fazer a dietinha pastosa, e insistiu para que eu iniciasse a suplementação.
Meu gastro disse que no momento, eu não tenho necessidade de fazê-la! Ele realizou um exame físico e estou saudável.
Surgiram algumas dúvidas quanto ao tipo de cirurgia que eu fiz, e porque não estou utilizando suplementos, visto que tooooooodo mundo usa!

Enfim, cada pessoa, cirurgia, recuperação  e perda ponderal é uma, portanto, os mesmos pesos e medidas não valem para todos!

A técnica pelo escolhida por mim, após indicação do meu gastro, foi a Gastrectomia Vertical - Sleeve, pois eu sempre achei a técnica que a maioria das pessoas faz muito agressiva, para mim! Conheço algumas pessoas que fizeram e o pós operatório delas não foi legal, isso me assustou um pouco. Não estou dizendo que não é a certa, mas EU não me interessava em fazê-la.

Essa Sleeve é assim....
Atualmente tem sido usada como técnica isolada ou procedimento único. E uma técnica predominantemente restritiva, pois diminui o tamanho do estômago, porém existe indícios que pode ter algum efeito hormonal, por diminuir substancias produzidas no segmento do estomago retirado.
Suas indicações principais são adolescentes, idosos, cirróticos, portadores de anemia crônica e em casos que o duodeno não deve ser excluído do transito alimentar. Aparentemente produz uma perda de peso menor que o Bypass Gástrico e as técnicas disabsortivas, podendo ser realizado tanto por via aberta quanto videolaparoscópica.
Diferente do procedimento clássico e mais realizado no Brasil (Bypass Gástrico com ou sem anel, também conhecido como cirurgia de Fobbi-Capella), a Gastrectomia Vertical não mexe no intestino e na capacidade de absorção do mesmo. Ambos os procedimentos são realizados por videolaparoscopia, porém na Gastrectomia Vertical corta-se o estômago verticalmente de forma a transformá-lo em um tubo fino e estreito.
Neste novo procedimento, Gastrectomia Vertical, realiza-se a redução menos acentuada do estômago (cerca de 120 ml), em contrapartida ao Bypass, onde há uma drástica redução gastrica, na qual o estômago remanescente fica com cerca de 30 ml, associado a um desvio intestinal. Assim, o estômago se transforma em um tubo bastante estreito, e não se mexe em intestino ou absorção.
Segundo o Dr. Marcelo Z. Salem, mestre e doutor na cirurgia do aparelho digestivo pela USP, e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e da International Federation for the Surgery of Obesity (IFSO), como em muitos procedimentos há prós e contras à essa cirurgia e, observa que os fatores devem ser analisados, cuidadosamente, pela equipe médica e paciente.
Dr. Salem ressalta que há a redução do hormônio grelina, que atua reduzindo o apetite (o que também ocorre no Bypass), não causa alteração na absorção de ferro, cálcio, vitaminas e, portanto, a reposição, exames e retornos ao consultório são menos frequentes.  
“Vale ressaltar que os riscos de se desenvolver anemia, osteoporose e outras carências vitamínicas é menor, assim como os riscos de hipoglicemia e mal-estar quando se come doce (dumping), não existem”

Não necessita de reposição suplementar de vitaminas no período pós-operatório.
Vários trabalhos cientificos, apresentados em Congressos e descritos em literatura, mostram resultados de melhora (cura relativa) das doenças associadas. 
                                                                             Como diz a Leca, assim fica o "estomagrinho"...

Ufaaaaaa! Acabou.
Postem sobre as técnicas que vocês utilizaram também. Quanto mais conhecimento, para quem já fez, ou pretende fazer, melhor!

13 comentários:

  1. Oi Jói vc esta certinha cada corpo é cada corpo e nada melhor que o nosso próprio corpo e médico para nos dizerem se precisaremos ou não de determinado suplemento ou tratamento...E é sempre bom falarmos sobre as técnicas, pois as pessoas que não conhecem vão ter possibilidade de saber um pouquinho mais...A minha cirurgia será dia 02/03/2012 através do bypass gástrico...Tenha um ótimo dia lindona..Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Mt explicativo Jói.
    Mt raça ai nessa nossa luta diária.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida!!! td bem? adorei o seu comentário lá no meu cantinho, obrigada mesmo linda!!! Li o seu blog e amei, e aproveito para te dar os parabéns pelos quilos eliminados viu? já estou te seguindo!!! bjs no coração, Shei.

    ResponderExcluir
  4. vdd Joice cada organimo é um, a minha mãe vai fazera sleeve eu fiz a by pass técnica mais usada em todo o mundo e Graças a Deus estou me dando super bem no pos. isso aiii vms q vms rumo ao futuro magro bjokas minha linda

    ResponderExcluir
  5. Ei flor!!! Obrigada pela visitinha e carinho no meu blog!! Olha a suplementação depende mesmo de médico pra médico e de paciente pra paciente, se o seu pediu, não deixe de fazer, eu tomo centrum desde o primeiro mês e estou muito bem, mas meu médico orientou a tomar, para que não haja nenhum problema maior no futuro, tomo minhas vitaminas com gosto!!! bjs e conte depois o que decidiu viu!!! bjssss

    ResponderExcluir
  6. Jói, passando hoje só para agradecer o apoio, obrigado mesmo!!! Amanhã "é" eu!!!! Bjosss!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi JóiJói! A Técnica que o meu Dr. Faz para imc 40 a 50 é Fobi-Capella. Meu imc é 43,11. Eu me preocupei muito com essa questão da absorção e restrição de vitaminas, pois tenho 26 anos, casei recentemente e pretendo ter filhos no futuro. E uma gestação com restrição grande, poderia me causar problemas. -Acredito que minha técnica será mesmo a Fobi Capella, espero que sem anel....pois já ouvi falar que o anel pode migrar, então prefiro sem. - Mas se eu já tivesse filhos, acredito que optaria por uma cirurgia mais restritiva, para evitar outros percalços no futuro, que embora com determinação ao longo dos anos a tendência é recuperar alguns quilinhos o que ao meu ponto de vista nem sonho depois de fazer uma cirurgia dessas, rsrsrs - Adorei seu post! Sobre a questão da suplementação, mesmo com a fobi capella, acredito que dependendo de como esta sendo aceita a dieta, talvez seja necessário, mas isso varia sim de pessoa pra pessoa. O Dupping acontece bastante na Fobi capella também, vejo muitas pacientes comentando quando vou ao consultório. Mas o dupping é um conjunto de mastigação, tempo que causa a rejeição né. Bjos lindona fique com Deus! E que tudo continue assim perfeito. Te cuida direitinho e Fica com Deus!, bjs ju

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21:20

    hahaha, também não consigo me imaginar magra. Nem em sonho, tento fechar os olhos e querer, tentar e nada... Mas com fé, chego lá... ;D Boa noite, bjss querida!

    ResponderExcluir
  9. amiga linda segue link com a receita da panqueca
    http://receitaslights.magraemergente.com/acompanhamentos/panqueca-light-de-queijo-minas/ espero que goste bjãooo

    ResponderExcluir
  10. OIEEEEEE,
    MUITO EXPLICATIVO AMIGA, ADOREI...
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA...

    BJOCAS DA MI

    ResponderExcluir
  11. Super bem explicado! Beijos e um ótimo feriado pra vc :D

    ResponderExcluir
  12. oi linda
    a minha tecnica foi slevee e como estou com 3 meses o medico ainda nao passou os exames pos cirurgicos pra ve como ta mas ate agora nao to sentindo nada de anormal espero q esteja td certo...
    beijus e otimo feriado

    ResponderExcluir
  13. Jói, segue conforme sua equipe indica mesmo neh ...
    A Val que também fez sleeve acho que tomou vitamina nos 6 primeiros meses porque comia muito pouquinho ...

    Mas enfim, caso vc precise vai aparecer no exame de sangue ! Sem stress neh ? Se precisar suplementa e pronto. Torço para que não precise !!! =D

    Bjssssss
    Gabi
    mulherpneu

    ResponderExcluir

Seu pitaco é bem vindo!!!
Obrigada.